OMS chama especialistas a ingressarem em grupo consultivo científico para origens de novos patógenos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta sexta-feira (20) uma convocação aberta a especialistas para que atuem como membros do novo Scientific Advisory Group for the Origins of Novel Pathogens (SAGO) – grupo consultivo científico para origens de novos patógenos, em tradução livre.
O Grupo aconselhará a OMS nas considerações técnicas e científicas relativas às origens dos patógenos emergentes e reemergentes de potencial epidêmico e pandêmico, e será composto por uma ampla gama de especialistas atuando em suas capacidades individuais. Também orientará a OMS, nas próximas etapas, a compreender as origens do SARS-CoV-2.
Há um número crescente de patógenos emergentes e reemergentes de alto risco nos últimos anos, como SARS-CoV, MERS-CoV, Lassa, Marburg, Ebola, Nipah, gripe aviária e, por último, SARS-CoV-2. Há uma necessidade clara de vigilância robusta e ações iniciais para esforços rápidos de detecção e mitigação, bem como processos sistemáticos para estudar a emergência desses patógenos e rotas de transmissão de seus reservatórios naturais para os humanos. Isso é fundamental para ajudar a OMS, os Estados Membros e as instituições parceiras a se prepararem para futuras ameaças de efeito spillover (como cruzamento de barreira de espécie) e para minimizar o risco de um surto de doença se transformar em uma pandemia.
Elaborado por Laura Czekster Anthochevis
Contatos: [email protected] ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104
Ficou interessado? Conheça nossos cursos MBA's e Express