OMS: Competências Essenciais para profissionais de Prevenção e Controle de Infecção. Volume 5
Este quinto volume sobre as competências essenciais do controle de infecção, desenvolvido pela OMS está focado em estratégias educacionais voltadas à mudanças de atitudes e culturas para aprimorar a prevenção e controle de infecçãos.
Área: educação
C14. Educação e treinamento para IPC
Resumo da competência:
- Desenvolver recursos de educação e treinamento em IPC com base nos tópicos prioritários identificados pelas diretrizes da WHO sobre os componentes essenciais dos programas de IPC nos níveis nacional e de unidades de saúde (ver o componente essencial três (Core Component 3), em particular).
Desenvolver estratégias e planos de pré e pós-graduação e treinamento em serviço de IPC em nível nacional, local e das instituições, conforme apropriado, incluindo estratégias e ferramentas para avaliação da eficácia dos programas de treinamento.
- Implementar treinamentos para os diferentes níveis de estagiários ou profissionais de saúde, bem como para pacientes e suas famílias e visitantes, usando princípios de aprendizagem de adultos e diferentes métodos educacionais
Demonstrar conhecimento atualizado e baseado em evidência sobre:
- Princípios gerais
- Princípios e métodos de educação e aprendizagem de adultos, incluindo estratégias participativas baseadas em equipes e tarefas, incluindo treinamento no leito e simulação realística.
- Princípios do design instrucional (por exemplo, programas educacionais/planejamento de aulas, análise das necessidades de aprendizagem, estratégias de ensino, avaliação da aprendizagem).
- Funções e processos relacionados a coaching, mentoring, consultoria e preceptoria.
- O papel da educação na tradução de evidências em práticas e na promoção de mudanças comportamentais.
- Meios de identificação das necessidades de treinamento e avaliação da transferência de conhecimento.
- O papel do treinamento e da educação nas estratégias multimodais de IPC.
- Domínios/tópicos prioritários de IPC a serem incluídos em programas de treinamento e educação de acordo com o público-alvo e contexto.
- Melhores recursos/ferramentas de informática disponíveis para apoiar a entrega eficaz de treinamento de IPC.
- Métodos para avaliar a eficácia e o impacto dos programas de treinamento.
Demonstrar capacidade de realizar ou contribuir com o sucesso de:
- Política e programas
- Desenvolver ou adaptar programas de treinamento de IPC, incluindo pré e pós-graduação e treinamento em serviço, dependendo das necessidades locais, com currículos para todos os públicos-alvo relevantes, incluindo pelo menos (mas não limitado a) todos os profissionais de saúde envolvidos na prestação de serviços e atendimento ao paciente, pessoal que apoia a prestação de serviços de saúde (por exemplo, limpeza) e profissionais de IPC.
- Elaborar uma estratégia abrangente para fornecer educação em IPC apropriada a pacientes, familiares, visitantes e outras pessoas incluídas na rede de prestação de cuidados.
- Liderança e implementação
- Identificar as diferentes necessidades dos alunos; desenvolver objetivos que se alinham com os resultados de aprendizagem pretendidos para atender às necessidades identificadas e aos objetivos organizacionais.
- Implementar efetivamente atividades de treinamento planejadas em uma abordagem flexível e criativa para atender às necessidades do aluno e aos objetivos planejados em uma variedade de contextos de aprendizagem (por exemplo, grupo ou indivíduo, sala de aula ou unidade, online) usando métodos diferentes (por exemplo, equipe participativa e tarefa com base em abordagens e treinamento no leito e simulação realística).
- Apoiar a educação continuada, inclusive para orientação de profissionais de saúde/novas contratações.
- Ministrar cursos rápidos de atualização de treinamento em caso de mudança de políticas e/ou em situações especiais, como durante o atendimento a surtos e emergências.
- Colaborar com outros departamentos e partes interessadas para coordenar e fornecer treinamento de IPC e mensagens de promoção (e sinalização).
- Usar habilidades de facilitação e orientação para promover a aprendizagem, resolução de problemas e mudança comportamental.
- Comunicações e marketing
- Desenvolver lembretes no local de trabalho associados ao treinamento e comunicações de IPC com mensagens-chave para defender o apoio às atividades educacionais.
- Monitoramento
- Avaliar a implementação das recomendações e requisitos mínimos da WHO para o treinamento e educação de IPC em nível nacional e/ou local (de preferência usando ferramentas padronizadas da WHO).
- Avaliar a eficácia dos processos de ensino e resultados de aprendizagem e usar os resultados para planejar módulos de educação novos ou revisados para melhorar o conhecimento, as habilidades e a competência da força de trabalho.
- Fazer relatório eficaz sobre a educação fornecida, incluindo resultados e recomendações relevantes para acompanhamento; descrever as etapas para atualizar os recursos de treinamento e fornecer educação e treinamento contínuos em curto, médio e longo prazo.
- Autorreflexão e uso de métodos para avaliar pontos fortes e limitações como educador, e desenvolver estratégias para fortalecer os próprios conhecimentos, habilidades e práticas.
Continua no próximo artigo
Sinopse por: Maria Julia Ricci
Instagram: @mariajuliaricci_
E-mail: [email protected]
Ficou interessado? Conheça nossos cursos MBA's e Express