Organização Mundial da Saúde (OMS) validou nesta terça-feira (1) a vacina contra a COVID-19 Sinovac-CoronaVac para uso emergencial, dando aos países, financiadores, agências de compra e comunidades a garantia de que atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e fabricação. A vacina é produzida pela empresa farmacêutica Sinovac, com sede em Pequim.
“O mundo precisa desesperadamente de várias vacinas contra a COVID-19 para lidar com a enorme desigualdade de acesso em todo o mundo”, declarou Mariângela Simão, diretora-geral assistente da OMS para Acesso a Medicamentos e Produtos de Saúde. “Pedimos aos fabricantes que participem do mecanismo COVAX, compartilhem seu conhecimento e dados e contribuam para controlar a pandemia.”
A Lista de Uso Emergencial da OMS (EUL, sigla em inglês) é um pré-requisito para o fornecimento da vacina pelo mecanismo COVAX e compras internacionais. Também permite que os países agilizem sua própria aprovação regulatória para importar e administrar vacinas contra a COVID-19.
Elaborado por Laura Czekster Anthochevis
Contatos: [email protected] ou http://linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104
TAGs: