O Centers for Disease Control and Prevention (CDC) divulgou orientações para prevenir a propagação de infecções em escolas de ensino fundamental e médio.
A orientação inclui ações diárias que as escolas podem tomar para prevenir e controlar a propagação de vírus respiratórios e estomacais, como gripe e norovírus, e doenças bacterianas, como faringite estreptocócica.
As estratégias encontradas nas novas orientações baseiam-se na investigação e na experiência adquirida pelo CDC ao longo de décadas de trabalho para prevenir a transmissão de doenças em ambientes escolares. Eles incluem:
• Ensine e reforce a lavagem adequada das mãos e a etiqueta respiratória.
• Tomar medidas para um ar mais limpo, melhorando a ventilação nas escolas. As escolas devem considerar melhorias e design de ventilação quando forem submetidas a remodelações ou quando empreenderem novas construções para otimizar o ar limpo.
• Limpar, higienizar e desinfetar, quando apropriado.
• Promover vacinações para alunos e funcionários.
• Quando as crianças ou os funcionários ficam doentes, existem estratégias adicionais que as escolas podem implementar para ajudar a retardar a propagação de doenças infecciosas, incluindo:
o Faça com que funcionários e alunos fiquem em casa quando estiverem doentes. A orientação deixa claro quais sintomas específicos exigem que você fique em casa.
o Quando aplicável, use equipamento de proteção individual (EPI) para os funcionários da escola que cuidam de crianças doentes.
o A lavagem das mãos, a etiqueta respiratória, a limpeza, a higienização e a desinfecção continuam importantes.
o Se a atividade da doença for elevada, as escolas podem considerar a implementação de estratégias adicionais como parte de uma abordagem em camadas para a prevenção. Estas estratégias adicionais dependem de várias considerações, mas incluem ações como: uso de máscaras, aumento do espaço e distância entre estudantes e utilização de coortes, realização de rastreios de doenças e testes para rastreio de doenças.
A nova orientação também recomenda a atualização ou o desenvolvimento de planos de operações de emergência escolares que incluam seções de doenças infecciosas, e o estabelecimento e manutenção de parcerias importantes com departamentos de saúde, sistemas médicos locais e outros prestadores de saúde comunitários.
A nova orientação é consistente com a recém-lançada Orientação sobre Vírus Respiratórios do CDC.
Fonte: https://www.cdc.gov/media/releases/p-0517-guidance-k-12.html
Sinopse por:
Laura Czekster
Link: https://www.linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104/