Prevalência fenotípica de enterobactérias produtoras de carbapenemase tipo KPC no swab retal de pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva Adulto de dois hospitais da rede privada do Distrito Federal, ano de 2010
O objetivo deste trabalho foi determinar a prevalência de colonização por EPC tipo KPC em dois hospitais da rede privada do DF. A infecção/colonização por este tipo de bactéria é um problema de saúde pública, pois sua fácil disseminação está associada a surtos intra-hospitalares.
A taxa de colonização por EPC produtora de KPC foi mais elevada no hospital Y. Atribuem-se como causas: uso irracional de antimicrobianos, problemas na gestão e na estrutura.
A presença de um único clone, tanto para as cepas de K. pneumoniae e E. aerogenes, aponta para fonte comum de contato inicial, assim como a disseminação a través de transmissão cruzada, uma vez que os genótipos estão presentes em ambos locais.
O surto vivenciado serviu para aprimorar o planejamento estratégico dos NCIH de ambos os nosocômios. Uma maior interação com as equipes das UTI em todas as esferas, assim como com os visitantes dos pacientes colonizados/infectados, é de extrema importância na prevenção de infecção hospitalar e de surtos por microorganismos multirresistentes.
Autores: Joana D’Arc Gonçalves da Silva e Manuel Renato Retamozo Palacios
Ficou interessado? Conheça nossos cursos MBA's e Express