O Brasil está convivendo com um aumento exponencial dos casos de dengue, e precisamos estar bem-informados para nos protegermos e ajudarmos a comunidade.
Muitos doentes acabam se automedicando em casa para aliviar o mal-estar, sem saber que alguns medicamentos comumente usados sem prescrição médica, podem ter um efeito contrário se o indivíduo estiver com dengue.
Atenção!
Os anti-inflamatórios como:
- ácido acetilsalicílico,
- ibuprofeno,
- nimesulida,
- diclofenaco, e
- corticoides
devem ser evitados!
Os anti-inflamatórios, principalmente o ácido acetilsalicílico, aumentam o risco de sangramento e diminuem a capacidade de coagular o sangue. Uma vez consumidos, esses medicamentos podem agravar muito a situação da doença.
Além disso, não há evidências científicas que respaldam a eficácia de métodos caseiros. Não existem soluções mágicas para curar a dengue, mas ainda é comum a ingestão de sucos e chás feitos a partir de frutas ou de plantas como boldo, inhame, cana-de-açúcar e limão como um atenuante contra os sintomas da doença.
Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento da doença é baseado principalmente na reposição de líquidos. Por isso, conforme orientação médica, deve-se realizar:
- Repouso;
- Ingestão de líquidos;
- Para dor ou febre, usar somente dipirona ou paracetamol com base na orientação de um profissional de saúde;
- Não se automedicar e procurar imediatamente o serviço de urgência em caso de sangramentos ou surgimento de pelo menos um sinal de alarme;
- Retorno para reavaliação clínica conforme orientação médica.
Você também pode consultar maiores informações sobre o tratamento destes pacientes, como a posologia dos medicamentos na população adulta e pediátrica, no guia de Diagnóstico e Manejo Clínico da Dengue, do Ministério da Saúde.
Sintetizado por Laura Czekster Antochevis
https://www.linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104/