A Semana Internacional de Prevenção de Infecções (IIPW), criada em 1986 pela APIC (Association for Professionals in Infection Control and Epidemiology), tem como objetivo aprimorar a compreensão sobre infecções e suas formas de prevenção, utilizando esse conhecimento para garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos. Este ano, a IIPW acontece de 13 a 19 de outubro e o tema é “Avançando na Prevenção de Infecções.”
Veja a seguir os temas de cada dia:
14/10: “Avançando no Desenvolvimento da Profissão”
“Neste dia, vamos nos concentrar em promover oportunidades inclusivas de avanço na carreira e desenvolvimento profissional em prevenção de infecções. Ao focarmos em educação, treinamento e mentoria equitativos, podemos capacitar uma força de trabalho diversificada a liderar a luta pela equidade em saúde.”
15/10 “Avançando na Segurança dos Profissionais de Saúde”.
“A saúde ocupacional e a segurança com materiais perfurocortantes são vitais para todos os profissionais de saúde. Vamos trabalhar juntos para criar protocolos de segurança equitativos que protejam a todos, independentemente de seu ambiente de trabalho. Ao priorizarmos a equidade em saúde, garantimos um ambiente de trabalho mais seguro para todos.”
16/10: “Avançando na Segurança do Paciente”
“O acesso a recursos de prevenção de infecções é crucial para oferecer cuidados de saúde de alta qualidade ao paciente. Neste dia, vamos nos concentrar em estratégias para promover a prevenção de infecções por meio de uma perspectiva de equidade em saúde e distribuir esses recursos de forma equitativa, garantindo que cada paciente receba esse atendimento VIP.”
17/10: “Avançando no Preparo para a Saúde Pública”
“O preparo em saúde pública deve ser inclusivo e equitativo. Vamos nos comprometer a desenvolver planos que atendam às necessidades únicas de diversas comunidades, garantindo que todos estejam protegidos e apoiados durante emergências de saúde pública.”
18/10: “Avançando em Todo o Continuum de Cuidados”
“A prevenção de infecções deve ser consistente e equitativa em todos os ambientes de saúde, incluindo centros de saúde em territórios indígenas, hospitais de acesso crítico e instituições de cuidados prolongados, por exemplo. Vamos nos esforçar para implementar as melhores práticas de forma universal, garantindo que cada paciente receba o mesmo alto padrão de prevenção de infecções, independentemente de onde receba atendimento.”
Quem são os IPs?
Os profissionais de prevenção de infecções (IPs) são especialistas que garantem que os trabalhadores de saúde e os pacientes estejam fazendo tudo o que devem para prevenir infecções. A maioria dos IPs são enfermeiros, epidemiologistas, profissionais de saúde pública, microbiologistas, médicos ou outros profissionais de saúde que trabalham para evitar a propagação de microrganismos patogênicos dentro das intituições de saúde. Eles identificam padrões de infecção na instituição; observam práticas; educam equipes de saúde; aconselham líderes hospitalares e outros profissionais; compilam dados sobre infecções; desenvolvem políticas e procedimentos; e coordenam-se com agências de saúde pública locais e nacionais.
A segurança do paciente é a prioridade número um para os profissionais de prevenção de infecções (IPs). Eles garantem que:
– Os profissionais de saúde higienizem as mãos;
– Os profissionais de saúde recebam as vacinas adequadas;
– Médicos e farmacêuticos forneçam os antibióticos corretos;
– Cateteres ou dispositivos internos sejam colocados no corpo após a pele ser devidamente limpa, mantidos limpos e removidos o mais rápido possível;
– Práticas seguras de injeção sejam seguidas em todos os momentos;
– Profissionais de saúde usem luvas, aventais e máscaras nos momentos certos; e
– Seu quarto e qualquer equipamento usado em você sejam mantidos limpos.
Cada um de nós—pacientes, familiares e profissionais de saúde—tem um papel importante na prevenção de infecções. Aprender sobre os IPs e o básico da prevenção de infecções ajudará pacientes e suas famílias a se manterem saudáveis durante o recebimento de cuidados de saúde.
Compartilhe seu agradecimento aos profissionais de controle e prevenção de infecções! Acesse os links abaixo e conheça mais sobre a importância desses profissionais na proteção da saúde pública.
https://apic.org/monthly_alerts/whom-are-infection-preventionists/