Táticas de influência: uma aplicação entre Enfermeiros do serviço de controle de infecção hospitalar e Enfermeiros assistências para promover as medidas de prevenção de infecção
A SCIH é responsável por prevenir e controlar infecção hospitalar, bem como pelo treinamento dos profissionais envolvidos, portanto utilizar estratégias/táticas para prevenção é de suma importância, bem como, conhecer as táticas que a equipe melhor aceita.
Este é um estudo descritivo, quantitativo, com a utilização de um questionário aplicado aos profissionais de Enfermagem, sendo estes Enfermeiros assistenciais e Enfermeiros de SCIH. Objetivos: Conhecer as táticas de influência mais utilizadas por enfermeiros de SCIH. Identificar as táticas que influenciam os Enfermeiros assistenciais a aderirem aos programas de combate à infecção hospitalar e traçar um comparativo entre as respostas dadas pelos enfermeiros de SCIH e enfermeiros assistências.
Resultados: A dimensão mais utilizada pelos Enfermeiros de SCIH e Enfermeiros assistenciais foi a de atribuição de responsabilidade. Conclusão: O enfermeiro do SCIH deve ampliar seu relacionamento com os Enfermeiros de campo, dividir responsabilidades e utilizar as táticas que eles mais aceitam, com isso, diminuirá consideravelmente os riscos de infecção hospitalar.
Autoras: Fernanda Donizetti Sannicola & Ivani Cristina Santos Costa
Ficou interessado? Conheça nossos cursos MBA's e Express