A Anvisa autorizou o registro da vacina Abrysvo, da Pfizer, que combate o vírus sincicial respiratório (VSR), causador de infecções no trato respiratório, com destaque para a bronquiolite.
Para a proteção das crianças, a aplicação da vacina deve ser feita nas mães, durante a gestação. A vacina não é aplicada diretamente nos bebês.
A vacina Abrysvo é dita bivalente, pois é composta por dois antígenos da proteína de superfície F do VSR. Sua administração é intramuscular e o esquema posológico envolve a aplicação de uma única dose.
O que é bronquiolite?
É uma inflamação dos bronquíolos (parte final dos brônquios), e atinge principalmente os bebês menores de dois anos, sendo mais comum no inverno. Nos primeiros anos de vida, o sistema imunológico ainda é imaturo, o que torna as crianças mais suscetíveis ao VSR, o principal causador da doença.
A principal forma de contaminação é por meio de secreções respiratórias e por contato, ou seja, crianças que passam o dia em locais fechados com outras pessoas, como creches, estão mais propensas à infecção.
Quais são os sintomas da bronquiolite?
Tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito, semelhante a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.
Como todo medicamento, foram observados alguns efeitos colaterais na administração do imunizante, sendo os mais comuns: dor no local da vacinação, dor de cabeça e dor muscular.
Também foi autorizado o seu uso na prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelo VSR em indivíduos com 60 anos de idade ou mais, população também considerada de risco.
https://portal.fiocruz.br/noticia/bronquiolite-conheca-os-sinais-e-saiba-como-tratar
Sintetizado por Laura Czekster Antochevis
Link: https://www.linkedin.com/in/laura-czekster-antochevis-457603104/